Uma reflexão sobre as mulheres e as finanças no Mês da Mulher

Uma reflexão sobre as mulheres e as finanças no Mês da Mulher

Março é um mês especial porque, em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nós, como mulheres, podemos usar esta ocasião para reflectir sobre a nossa liberdade financeira. Poupar e investir pode ser um tema intimidante inicialmente, porém o velho pensamento de que ” alguém irá cuidar das minhas finanças por mim”, deixou de ser válido. Como mulheres, somos mais do que capazes de gerir as nossas poupanças e investimentos familiares.

O mundo convencional dos investimentos, tal como o conhecemos, mudou. A tecnologia facilitou o acesso a educação e a alfabetização financeira. Com este acesso simplificado à tecnologia, tornou-se possível auto educar-nos e mantermo-nos no controlo das nossas finanças, apesar de alguns dos desafios que enfrentamos como mulheres.
As mulheres, no geral, recorrem mais aos produtos de poupança do que a instrumentos de investimento por uma simples razão: porque preferem optar por soluções mais seguras, de longo prazo e com garantia de capital, que lhes permita enfrentar situações de emergência.

É uma mentalidade que deve mudar, na verdade investir as poupanças ajuda a criar riqueza a longo prazo. Combater a inflação e o aumento do custo de vida é possivel ,caso se consiga um equilíbrio entre poupança e investimento, para assegurar que o dinheiro não perca valor com o tempo.
Entender o conceito de inflação e de custo de vida é muito importante quando falamos de investimentos. Se os seus fundos crescerem a uma taxa inferior ao aumento do custo de vida, então a sua riqueza perde valor ano após ano. Por outro lado, investir pode acelerar o crescimento e o alcance de objectivos a longo prazo.

É também verdade que, em média, as mulheres têm uma esperança de vida mais longa do que os homens e elas acabam, frequentemente, por ser os únicos decisores no que respeita a questões financeiras em algum momento das suas vidas. Sim, a regra a adoptar deve ser sempre planear e falar das suas finanças com o seu cônjuge ou parceiro, para que ambos possam contribuir activamente para o processo de alinhamento financeiro e compreender as decisões que estão a ser tomadas para o agregado familiar. De salientar, também, a importância de assegurar que o património da família seja correctamente protegido através de instrumentos como testamentos. Planear significa manter as finanças da família sob controlo para que, mesmo que surjam imprevistos, o estilo de vida da família não sofra alterações. Quer seja casada, mãe solteira, a trabalhar a tempo inteiro ou a tempo parcial, é importante que cada mulher comece a planear e a gerir as suas finanças. As mulheres devem investir tempo em assistir webinars financeiros, podcasts educativos e ler artigos da especialidade, além de conversar com consultores financeiros.

A orientação na construção de conhecimentos financeiros e no controlo da trajectória financeira está apenas a um clique de distância.
Criar uma cultura de poupança e investimento entre as mulheres, não só nos ajudará na construção de uma maior segurança financeira, como também contribuirá em muito para aumentar a taxa de poupança doméstica no nosso país. Como mulheres moçambicanas, somos resistentes, fortes e incrivelmente capazes de dominar o mundo das finanças e, consequentemente, controlar o nosso próprio destino.

Artigo de Nancy Mafundza, Directora de Retalho do FNB Moçambique

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.