Tribunal anula demissões na Renamo ocorridas fora de mandato

Tribunal anula demissões na Renamo ocorridas fora de mandato

​O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo ordenou, no dia 17 de Abril corrente, a suspensão das reestruturações realizadas recentemente pela actual Direcção do partido Renamo. A medida deve vigorar até a realização do Congresso da Renamo.

É uma nova decisão a favor do deputado do partido, Venâncio Mondlane, que submeteu uma providência cautelar para anular “as demissões em massa que vinham ocorrendo”.

Supostamente, por conta das “clivagens” internas, a Direcção de Ossufo Momade decidiu afastar todos os seus opositores, incluindo Venâncio Mondlane. Foram afastados delegados e, particularmente, o deputado perdeu o cargo de Relator da bancada da Renamo na Assembleia da República e de Assessor Político de Ossufo Momade a nível nacional.

Ocorre que essas movimentações se deram depois de expirar o mandato de O. Momade como presidente do partido, bem como antes da realização do congresso do partido que deve eleger um novo líder.

Em conferência de imprensa, Venâncio Mondlane explicou que o pedido de anulação das exonerações em massa tinha sido decidido primeiramente a favor de si, mas a última foi em benefício da Renamo. Um recurso à anulação da última decisão do tribunal foi, novamente, ​a favor de ​Venâncio Mondlane.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.