Total Energies lança programa de estágios profissionalizantes para jovens mulheres moçambicanas

Total Energies lança programa de estágios profissionalizantes para jovens mulheres moçambicanas

A TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, na sua qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, lançou há dia, um programa de estágios profissionalizantes remunerados, denominado WiSE+. 

O programa visa a integração e capacitação, na empresa, por um período de 6 meses, de 20 jovens mulheres moçambicanas (21 a 26 anos), recém-graduadas, detentoras, no mínimo, de uma licenciatura em áreas que incluem energias renováveis, arquitectura, engenharia civil, saúde, segurança, ambiente, gestão de projectos, recursos humanos, comunicação, contabilidade e finanças.

As candidatas ao WISE+ Júnior vão passar por um rigoroso e sucessivo processo de selecção cujos critérios incluem ainda fluência em língua portuguesa, nível intermédio de inglês e média académica igual ou superior a 14 valores.

Nenhuma experiência profissional é requerida, aceitando-se, no entanto, candidatas com uma experiência profissional não ultrapassando 24 meses.

As candidaturas vão decorrer de 18 de Janeiro corrente a 6 de Fevereiro próximo. Esta primeira fase compreende a candidatura online através da plataforma WiSE+Júnior, cujo link se encontra disponível nas diferentes redes sociais do programa, e a avaliação online das candidaturas.

A segunda fase, a decorrer de 7 de Fevereiro a finais de Maio, vai compreender a avaliação presencial das competências das candidatas, testes e entrevistas com as candidatas e, finalmente, a integração, para estágio, das candidatas seleccionadas na TotalEnergies.

Jenifer Cheveia, vice-presidente para Assuntos Corporativos da TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada afirmou que “ainda que em Força Maior no seu projecto Mozambique LNG e não estando a recrutar activamente, a TotalEnergies está empenhada em contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular, no caso vertente, no que diz respeito à (i) igualdade de género, (ii) redução das desigualdades e (iii) paz, justiça e instituições eficazes.

Queremos, assim, e em alinhamento com políticas estabelecidas pelo Governo de Moçambique, contribuir para impulsionar a participação de mulheres na indústria do petróleo e gás, tradicionalmente dominada por homens, proporcionando-lhes uma oportunidade de começarem a sua carreira numa multinacional de multi-energias de renome, exigindo um desempenho de alto nível.”

Cheveia acrescentou que “estamos conscientes que não teremos a capacidade de absorver, findo o estágio, todas as profissionais que o concluírem, mas estamos certos de que ao desenvolvermos esta iniciativa, sistematicamente, contribuiremos para a criação de um pipeline de jovens profissionais capazes de se ajustarem a qualquer cultura organizacional e de providenciarem resultados de qualidade em Moçambique ou em outro lugar do mundo.

Consideramos, pois, que estes estágios podem ser uma mais-valia na vida das jovens e para o desenvolvimento sustentável do país.” (Carta)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.