OTM Central Sindical promete medidas reactivas a ataques de autocarros nacionais na África do Sul

OTM Central Sindical promete medidas reactivas a ataques de autocarros nacionais na África do Sul

O movimento sindical moçambicano diz estar preocupado com a prevalência de focos de ataques contra viaturas de matrículas do país na vizinha África do Sul e alerta que, caso a situação continue, poderá mobilizar os trabalhadores para medidas reactivas.

O alerta foi dado nesta quinta-feira, pelo secretário geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos- Central Sindical (OTM), que afirma ser a hora de dar um basta à situação.

“Nós, como movimento sindical, reservamo-nos o direito de mobilizar os trabalhadores para inviabilizar o curso da EN4 (principal via que liga Moçambique a África do Sul) onde demandam, diariamente, centenas de camiões deles para os nossos portos. Porque somos um movimento sindical sério e não violento, não vamos queimar camiões de ninguém, mas podemos mobilizar outros mecanismos sindicais para inviabilizar o uso dos nossos serviços”, afirmou Alexandre Munguambe, secretário da OTM, citado pela VOA.

Num discurso feito com recados para o Executivo, Munguambe afirmou que ” Governo de Moçambique tem que fazer a sua parte para proteger cada moçambicano, onde quer que esteja”.

Por seu lado, o Governo apela à calma e salienta que está a trabalhar com as autoridades de Pretória, para que a situação seja definitivamente resolvida.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.