Moçambique e Brasil assinam acordo de cooperação no sector agrícola

Moçambique e Brasil assinam acordo de cooperação no sector agrícola

A Câmara do Comércio do Brasil e a Câmara do Comércio de Moçambique assinaram há dias, em Maputo, um acordo de cooperação no sector agrícola cujo objectivo é transferência de tecnologia do Brasil para Moçambique para o desenvolvimento da agricultura.  

Hipólito Hamela, assessor económico da Câmara do Comércio de Moçambique disse que além da transferência de tecnologia, através de equipamentos, o acordo permite igualmente transferência de conhecimento, bem como desenvolvimento de sementes adaptáveis para o clima de Moçambique.

“O objecto total é o desenvolvimento da agricultura para a redução da pobreza em Moçambique”, disse Hamela durante uma conferência de imprensa com jornalistas. Segundo a fonte, o programa que vai ser desenvolvido pelas duas camaras, vai focalizar em duas culturas essenciais: arroz e oleaginosa. E por falar nessas culturas, o economista lembrou que Moçambique é um país bastante deficitária na produção desses produtos.

“Se olharmos para a nossa balança comercial agrícola hão de ver que dos cerca de um milhão de dólares que nos importamos de produtos agrícolas, 220 milhões é o arroz e cerca de 160 milhões de dólares são oleaginosas, daí que a produção dessas culturas vai ter um impacto muito grande na nossa balança comercial”, afirmou.

Enquanto a produção de oleaginosas poderá ser do âmbito nacional, o arroz estará focalizado apenas nas províncias de Gaza e Zambézia.

De referir que numa primeira fase o acordo ora assinado, terá uma duração de dois anos, havendo a possibilidade do mesmo ser renovado se uma das partes assim entender.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.