Mais de oito mil rinocerontes foram abatidos no Parque Transfronteiriço do Limpopo nos últimos 14 anos

Mais de oito mil rinocerontes foram abatidos no Parque Transfronteiriço do Limpopo nos últimos 14 anos

Mais de oito mil rinocerontes foram abatidos por caçadores furtivos, no período entre 2008 e 2022, em toda a região do Parque transfronteiriço do Grande Limpopo.

Segundo um comunicado da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), este ano contam-se já mais de 107 rinocerontes abatidos.

A caça furtiva consiste, fundamentalmente, no abate indiscriminado e trafico de espécies protegidas e seus produtos, designadamente cornos de rinoceronte, pontas de marfim, dentes e garras de leão e até carne e escamas de pangolim.

O facto mais inquietante nesta matéria é que os diversos grupos das redes criminosas circulam com armas de fogo de grande calibre, como as Magnum 375, 458, 3006.

A área congrega o Parque Nacional do Kruger, na África do Sul, Gonarezou do Zimbábue, Limpopo e fazendas de bravio que se situam no território moçambicano, também conhecido pela sigla GLC (Great Lebombo Conservancy).

Em estreito, a área estende-se desde a margem Sul do Rio dos Elefantes em Massingir, na província de Gaza, até a Ressano Garcia, distrito de Moamba, província de Maputo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.