Interrompido transporte de passageiros entre Maputo e Durban

Interrompido transporte de passageiros entre Maputo e Durban

Os transportadores transfronteiriços de passageiros da rota Maputo (Moçambique) Durbanm (África do Sul) suspenderam, por tempo indeterminado, as viagens no último domigo, após as vandalizações de veículos com matrícula moçambicana no território sul-africano, segundo o responsável da comissão dos operadores de transportes moçambicanos, Jonas Fumo.

“Os transportadores com matrícula moçambicana têm medo de viajar para a África do Sul pela fronteira da Ponta d’Ouro”, disse, Fumo, citado pelo portal “Carta”.

Viaturas moçambicanas sofrem rusgas perpretadas por indivíduos desconhecidos na rota Maputo-Durban. No sábado, os manifestantes incendiaram seis viaturas de cidadãos moçambicanos, incluindo um autocarro de passageiros que transportava cerca de 35 pessoas para Durban. O ataque ocorreu a cerca de 90 quilómetros da Ponta d’Ouro, na fronteira entre Moçambique e a província sul-africana de Kwazulu-Natal. Além de incendiar os veículos, os assaltantes roubaram dinheiro e outros bens dos passageiros.

“Os veículos estão a arder, as pessoas estão a morrer e eu escapei por apenas 300 metros”, disse João Mondlane, operador de transporte.

Ele disse que escapou da incursão graças ao alerta de um outro motorista que seguia no sentido contrário. Com isso, Mondlane seguiu para Maputo através da via que passa pelo reino do e-Swatini. Pela rota habitual, a sua chegada seria no sábado, mas o contorno o fez chegar no domingo.

O medo de viajar para Durban afecta tanto os passageiros quanto os operadores dos transportes. Os automobilistas dizem que os terminais de Maputo “estão vazios porque ninguém quer arriscar [viajar]”.

Ao meio-dia de domingo, na baixa de Maputo estavam apenas três viaturas, todas pertencentes a empresas sul-africanas, que operavam a rota Maputo-Durban.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.