Ethos Asset Management e a Thai Mozambique Logística assinam acordo de USD 400 Milhões

Ethos Asset Management e a Thai Mozambique Logística assinam acordo de USD 400 Milhões

O Ethos Asset Management Inc., USA, e a Thai Mozambique Logística (TML) anunciaram um acordo de longo-prazo no valor de 400 milhões de dólares para financiar a construção de um porto e uma ferrovia, no rio Macuse, na costa da província da Zambézia.

De acordo com o CEO do Ethos Asset Management, Carlos Santos, o projecto será, sem dúvidas, um agente-chave de mudança social e económica em benefício das comunidades moçambicanas, e dos países vizinhos, Zâmbia, Zimbabué e Malawi.

“O Projecto será uma das maiores infra-estruturas em África, com um custo total de investimento estimado em cerca de três mil milhões de dólares”, referiu o presidente da Ethos.

O projecto prevê a construção de um porto polivalente concebido para a exportação e importação de granéis secos, produtos agrícolas, carga geral e granéis líquidos.

O Porto Macuse foi concebido em 2013 como parte do “The Moatize Macuse Rail and Port Project” (o Projecto) a ser desenvolvido como corredor logístico integrado.

A primeira fase, que se vai ocupar da construção do porto, tratará de uma carga multi-produto, como aparas de madeira, fertilizantes, cereais e combustíveis, e será capaz de acomodar navios de 65.000 TPB (toneladas de porte bruto) de capacidade.

Na segunda fase, o porto vai ser alargado para lidar com mais carga a granel, tal como outros minerais de Tete e da região de Copperbelt, bem como estará capacitado para o transporte de pessoas e bens.

O Director Executivo da Thai Mozambique Logistica, Virat Kongmaneerat, disse que o financiamento do Ethos é um voto de confiança não só na viabilidade do Projecto, mas também no clima de investimento em Moçambique para investidores estrangeiros.

Partilhar este artigo