Zimbabué: Descoberta reserva de hidrocarbonetos na Bacia de Cahora Bassa num campo abandonado pela ExxonMobil

Zimbabué: Descoberta reserva de hidrocarbonetos na Bacia de Cahora Bassa num campo abandonado pela ExxonMobil

A empresa petrolífera australiana Invictus Energy anunciou, esta semana, a descoberta de uma jazida de hidrocarbonetos no norte do Zimbabué, no projecto Cahora Bassa, cujas amostra comprovam a ocorrência de petróleo, hélio e um gás natural de “alta qualidade”.

A descoberta resulta da reavaliação de dados de uma pesquisa realizada pela empresa americana ExxonMobil, nos anos 90 do seculo XX, e depois abandonou o projecto, localizado a 240 quilómetros a norte da capital, Harare.

A Invictus Energy assinou em 2018 um acordo com o Zimbabué que prevê a partilha da produção com o Governo, numa altura em que o país sofre cortes de energia maciços, que chegam a durar 19 horas por dia, escreve o Notícias ao Minuto.

A descoberta surge, igualmente, na sequência da análise do gás de lama recolhido na perfuração do poço Mukuyu-1 no final de 2022, que identificou 13 zonas portadoras de hidrocarbonetos, escreve o Energy Capital Power.

“Os resultados da análise da composição do gás de lama provam definitivamente a presença de hidrocarbonetos em múltiplas zonas de reservatório em Mukuyu-1. A análise mostra a presença de petróleo leve e de gás natural condensado rico, com rácios de gás condensado estimados entre 30 e 135 barris por milhão de pés cúbicos”, disse, em comunicado o Director-Geral da Invictus Energy, Scott Macmillan.

“Além disso, a presença de gás hélio em concentrações comerciais em várias unidades de reservatório é comparável aos campos de produção de hélio globais e fornece um subproduto adicional de alto valor. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados da análise do gás de lama que confirmam a nossa modelação geológica da Bacia de Cahora Bassa e a presença de petróleo leve e gás condensado dá-nos confiança enquanto nos preparamos para a perfuração de Mukuyu-2 no terceiro trimestre deste ano”, continuou.

O matutino moçambicano, Notícias, refere que uma empresa do Zimbabué, Shalom Mining, submeteu um pedido ao Governo local para a prospeção de jazidas de petróleo e gás natural nos solos do Parque Nacional Mana Pools (Norte), Património da Humanidade. Trata-se de uma zona ainda intacta e fronteiriça com a Zâmbia.

Um ambientalista zimbabueano disse que esse plano de exploração está distante dos interesses dos zimbabueanos e mostrou-se estupefacto pelo facto de saber que o governo está a ponderar avaliar o pedido.

Classificado como Património Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional de Mana Pools, com 6.766 quilómetros quadrados, é uma área de conservação com “uma notável concentração de vida selvagem”, incluindo elefantes, búfalos, leopardos, chitas e crocodilos do Nilo, de acordo com as Nações Unidas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.