Vídeos: Rússia invade Ucrânia, abate 5 aviões e cerca bases militares

Vídeos: Rússia invade Ucrânia, abate 5 aviões e cerca bases militares

O exército russo bombardeou o território da Ucrânia, nomeadamente bases aéreas e outras áreas militares, não zonas povoadas, segundo a agência noticiosa estatal russa TASS, citada pela cnnportugal.

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia avança que cinco aviões russos e um helicóptero foram abatidos quando as forças russas atacaram a Ucrânia

O Ministério da Defesa russo está a utilizar “armas de alta precisão” para inutilizar a “infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e aviação das Forças Armadas da Ucrânia”, diz a nossa fonte.

A neutralização das bases aéreas da Ucrânia terá ocorrido poucas horas depois de a Rússia iniciar uma “operação militar especial”. Os militares russos negaram as alegações.

No entanto a cnnportugal avança que foi avistada uma coluna militar de veículos a entrar na Ucrânia através da fronteira bielorrussa. Cerca de 2.000 mlitares russos incluindo paraquedistas estão em território ucraniano.

O Pentágono está a analisar a incursão de tropas russas na Ucrânia através da fronteira com a Bieolorrússia, para saber se as tropas russas estão a operar em conjunto com as bielorrussas.

O presidente russo Vladimir Putiin já falou ao telefone com o homólogo e aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko.

“Cerca das 05:00 de hoje, teve lugar uma conversa telefónica entre os presidentes da Bielorrússia e Rússia, durante a qual Vladimir Putin informou o seu homólogo bielorrusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donbass”, segundo a agência noticiosa BelTA.

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia diz que “ninguém vai fugir”

Paraquedistas russos descem sobre Kharkiv

Efeitos imediatos da invasão

População de Kiev tenta deixar a cidade após ataques aéreos russos

Começam a surgir os primeiros relatos de mortes. O assessor do ministro do Interior afirma que há registo de um morto e de um ferido em Brovary, na região de Kiev.

A companhia aérea húngara, com sede em Budapeste, Wizz Air suspendeu todas as operações na Ucrânia depois da invasão da Rússia.

“Devido aos eventos na Ucrânia e ao encerramento do espaço aéreo, a Wizz Air lamenta informar nossos clientes que a companhia aérea vai suspender temporariamente todas as operações de voo no país”, disse a companhia aérea.

O rublo, a moeda russa, está a cair 5,4%, estando já em mínimos históricos.

Igualmente em queda livre, a Bolsa de Moscovo decidiu esta quinta-feira de manhã suspender todas as transações.

O MOEX, principal índice da bolsa de ações de Moscovo, já caiu 30% em comparação com outubro, o momento em que registou o último pico de valorização.

a Rússia está a ser penalizada pelos investidores em títulos de dívida pública. Há uma forte corrida à venda da dívida russa. Os investidores também se querem ver livres dos títulos da dívida ucraniana. Os juros que penalizam o risco destas dívidas estão, por isso, a subir.

Ao invés, a dívida americana tem sido beneficiada, à medida que os investidores jogam pelo seguro. Os juros da dívida pública americana a 10 anos recuaram para 1,90%.

Biden anuncia reunião do G7 para aplicar mais sanções a Rússia

Partilhar este artigo