Quénia vai construir mais três navios para transportar combustível para o Uganda

Quénia vai construir mais três navios para transportar combustível para o Uganda

O Quénia pretende construir mais três navios para aumentar a exportação de produtos petrolíferos para o Uganda através do Lago Vitória.

O Secretário de Estado da Energia e do Petróleo, Davis Chirchir, afirmou que esta medida vai garantir viagens diárias, em vez das actuais viagens semanais para o país sem litoral.

“Começámos a construir mais três navios para que o cais possa fazer carregamentos diários”, disse o secretário.

O Quénia apenas enviou 20 milhões de litros de produtos petrolíferos, apesar de ter sido aberto no início de Janeiro.

Ele observou que o projecto de 14,57 milhões de dólares concluído em Fevereiro de 2018 está sendo subutilizado, mas diz que o governo está no caminho certo para recuperar sua participação no mercado de exportações de petróleo da África Oriental.

Chirchir afirmou que o transporte através do lago ajudaria a reduzir o congestionamento rodoviário e a melhorar a fiabilidade do abastecimento.

De acordo com o ministro, um único navio que atravesse o lago com capacidade para transportar 4,5 milhões de litros de produtos petrolíferos equivale a 135 camiões.

O cais petrolífero, cuja construção foi concluída em Fevereiro de 2018, só foi posto em funcionamento em Janeiro de 2023 devido a um atraso prolongado na conclusão da construção de uma instalação correspondente no Uganda.

 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.