Primeira casa à base de plástico reciclado construída na Grã-Bretanha

Primeira casa à base de plástico reciclado construída na Grã-Bretanha

Uma empresa da Grã-Bretanha construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclado. A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e minerais num material baptizado de Thermo Poly Rock, que poderia revolucionar a indústria de construção, informa a BBC, citado pelo portal “greensavers”.

O projecto, apoiado pelo governo e por organizações ambientais, já lançou uma linha de casas verdes e construções modulares portáteis de quatro toneladas. O secretário da Economia do país de Gales, Ieuan Wyn Jones, declarou que “o novo processo sustentável” tem muito potencial e pode gerar uma grande quantidade de empregos.

A Affresol afirma que o processo tem baixo consumo de energia e transforma plástico num material durável e resistente. O director e gerente, Ian McPherson, disse que o novo material é leve e resistente, sendo também térmico, impermeável, não-inflamável e não apodrece. As placas de Thermo Poly Rock formam as paredes de sustentação da casa, que pode ser coberta externamente com tijolos ou pedra, enquanto o interior pode ganhar uma camada de isolamento térmico e ficar com a mesma aparência de uma casa tradicional. As telhas também são feitas de material reciclado.

A empresa estima que a vida útil das casas seja de cerca de 60 anos, mas diz que os elementos do Thermo Poly Rock podem ser novamente reciclados ao fim deste período. “Todos os países do mundo têm problemas com lixo e agora temos a oportunidade de transformar este lixo num recurso de construção de moradias 100 por cento reciclável”, afirmou McPherson.

Partilhar este artigo