PR reitera compromisso do governo na resposta aos efeitos dos desastres naturais

PR reitera compromisso do governo na resposta aos efeitos dos desastres naturais

O Presidente da República, reitera o compromisso do governo na busca de novas estratégias para responder aos efeitos causados pelos desastres naturais que tem afectado Moçambique ciclicamente.

Filipe Nyusi considera que face as mudanças climáticas que o mundo tem estado a enfrentar, urge a necessidade de ser mais criativo e inovador nos instrumentos e métodos de prevenção, contenção e recuperação face aos efeitos eventos climáticos extremos.

O Chefe de Estado recordou que o governo moçambicano tem estado a tomar medidas adaptadas ao cenário nacional para responder aos desastres naturais.

Entre as medidas, o Presidente da República destacou a contratação de uma seguradora que tem por objectivo possibilitar uma reposta rápida face a ameaças decorrentes dos eventos naturais extremos.

“O governo em parceria com o Banco Mundial já contratou uma seguradora para prover o seguro soberano contra desastres naturais, ciclones e precipitação”, disse o Presidente da Republica, Filipe Nyusi, falando, esta segunda-feira, em Maputo, após receber o prémio nacional sobre Gestão do Risco de Desastres, Ambiente e Mudanças Climáticas, uma distinção atribuída pela revista moçambicana Banca & Seguros.

Segundo o chefe do Estado moçambicano, citado pela Rádio Moçambique, este seguro, tecnicamente denominado seguro paramétrico para índice climático soberano, tem como objectivos possibilitar uma intervenção rápida contra os impactos  negativos dos desastres, fortalecer a capacidade financeira de gestão de calamidade e ampliar a resiliência financeira contra ameaças naturais múltiplas, garantir o uso eficaz eficiente dos fundos  de resposta de desastres, bem como promover os incentivos correctivos para a prevenção e as condições adequadas para uma reconstrução resiliente.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.