Pemba vai acolher escola de formação de futebol do Benfica

Pemba vai acolher escola de formação de futebol do Benfica

A cidade de Pemba vai acolher uma academia de formação de futebol do Benfica para jovens deslocados, anunciou o autarca da capital provincial de Cabo Delgado, norte do país.

“Vai ser uma academia de cariz social”, declarou Florete Simba, citado ontem pela Televisão de Moçambique (TVM).

O memorando, assinado em Lisboa com a direcção do Benfica, prevê que o clube português apoie a formação de jogadores e técnicos, incluindo professores de Educação Física que estejam interessados.

“A ideia é ajudar os jovens que vivem em vários bairros da cidade de Pemba, incluindo as populações deslocadas devido ao conflito armado”, declarou Florete Simba.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde Julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projectos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.