Nyusi inaugura sistema de electricidade no interior de Cabo Delgado

Nyusi inaugura sistema de electricidade no interior de Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, no início de tarde desta sexta-feira, um sistema de rede eléctrica, orçada 92 milhões de meticais, no posto administrativo de Ncumpe, na província de Cabo Delgado.

O presidente destacou o compromisso do Governo em levar energia eléctrica para todos na ambição de doptar o país de condições necessárias para o desenvolvimento.

O projecto, que deverá beneficiar 1.500 famílias do interior do distrito de Namuno, compreende uma rede de 60 quilómetros de linha de média tensão e 30 quilómetros de baixa tensão, bem como a montagem de 12 postos de transformação na sede do posto administrativo, localizado a 281 quilómetros da capital provincial (Pemba).

O projecto que faz parte do plano de acesso universal até 2030 que está a ser desenvolvido pela empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM).

De acordo com o responsável máximo do Estado, a nova infraestrutura vai dinamizar o crescimento de Namuno, impulsionando a cadeia de valor de sectores produtivos e reforçando a eficácia dos serviços do Estado, principalmente as unidades de saúde.

“Este movimento deve culminar com a iluminação de todas as sedes dos 135 postos administrativos do país e é o caminho para o acesso universal à energia até 2030, durante este ciclo governativo “, frisou.

Na província de Cabo Delgado, dos 56 postos administrativos existentes, a EDM já cobriu pelo menos 30, segundo dados da companhia eléctrica.

Recentemente, o chefe de Estado assinalou que até finais de Dezembro de 2021, o país tinha 44% da população com acesso a electricidade e o objectivo é atingir 64% até 2024.

Partilhar este artigo