Governo vai desembolsar 250 milhões de dólares para criar faixa exclusiva de transportes públicos no Grande Maputo

Governo vai desembolsar 250 milhões de dólares para criar faixa exclusiva de transportes públicos no Grande Maputo

Os transportes públicos de passageiros (chapas) passarão a circular em faixa exclusiva na região do Grande Maputo e, para isso, o Governo lançou, esta quinta-feira, o projecto MOVE Maputo, avaliado em 250 milhões de dólares.

A Agência Metropolitana de Maputo (AMT) vai implementar o projecto que é financiado pelo Banco Mundial, escreve o matutino Notícias.

Prevê-se que a iniciativa possibilite maior mobilidade e intercontectividade entre as cidades de Maputo, Matola e as vilas de Boane e Marracuene.

No acto de lançamento do projecto, o Ministro dos Transportes Mateus Magala, disse que os transportes de passageiros vão poder circular com mais facilidade flexibilizando as viagens e reduzir o congestionamento das vias.

“A meta é assegurar que o sistema esteja completamente operacional e capaz de oferecer serviços de qualidade até Julho de 2026”, previu o Ministro.

As primeiras vias a beneficiar do projecto serão Baixa-Magoanine e Zimpeto-Matola Gare, e vai incluir ciclovias e valas de drenagem.

Magala avançou que os operados de transportes públicos de passageiros vão beneficiar de capacitação em matérias de mobilidade urbana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.