Editorial Fundza lança livro de ensaios em homenagem a José Craveirinha

Editorial Fundza lança livro de ensaios em homenagem a José Craveirinha

A propósito do centenário de nascimento do poeta-mor da literatura moçambicana, e após uma primeira apresentação na cidade da Beira, a Editorial Fundza vai realizar uma cerimónia de lançamento do livro de ensaios José Craveirinha: a voz do nosso tempo, organizado pelo ensaísta e jornalista José dos Remédios.

Esta iniciativa terá lugar no dia 13 de Dezembro (terça-feira), às 17h00, na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O livro de celebração à obra de Craveirinha junta ensaios de 15 estudiosos moçambicanos e brasileiros, nomeadamente Francisco Noa, Rita Chaves, Carmen Lucia Tindó Secco, Martins JC Mapera, Lucílio Manjate, Vanessa Riambau Pinheiro, Albino Macuácua, Óscar Fumo, Sávio Roberto Fonseca de Freitas, Léo Cote, Américo Macule, Dionísio Bahule, Zito Macário Júlio, José dos Remédios e Matos Matosse. Cada autor assina um artigo sobre a escrita de José Craveirinha, demonstrando a atualidade estética, quer da sua poesia, quer da sua narrativa para a realidade moçambicana, africana e mundial.

Durante a sessão de lançamento, os ensaístas presentes em Maputo irão interagir entre si e ainda com os leitores, partilhando as suas linhas de leitura e a importância dos textos de Craveirinha na construção do imaginário nacional.

As duas cerimónias de lançamento do livro de ensaios José Craveirinha: a voz do nosso tempo (na Beira e em Maputo) contam com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, da Cornelder de Moçambique, da agência de viagens COTUR e da Associação Kulemba.

Segundo se lê no texto de apresentação do livro, “a edição de José Craveirinha: a voz do nosso tempo constitui uma forma de reconhecer a capacidade de o poeta pensar o futuro através do seu contexto. Porque o autor soube distintamente ser Poeta, prender o tempo, a paisagem ideológica e sociocultural moçambicana, voando a partir daí para outros lugares do planeta”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.