EAU e Egipto vão investir mais de USD 20 mil milhões para construir um dos maiores parques eólicos do mundo

EAU e Egipto vão investir mais de USD 20 mil milhões para construir um dos maiores parques eólicos do mundo

O Egipto vai receber um dos maiores parques eólicos do mundo avaliado em 20 mil milhões de dólares. O memorando foi hoje assinado entre a empresa de energia renovável Masdar dos Emirados Árabes Unidos (EUA) e a sua joint venture, a principal empresa de desenvolvimento de energia renovável do Egipto, Infinity, e a Hassan Allam Utilities.

O acto foi testemunhado pelos presidentes das duas nações à margem da COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egipto.

A infraestrutura terá a capacidade para gerar 15 GW de energia.

Quando estiver concluído, o parque eólico fará parte da iniciativa do Corredor Verde do Egipto, uma rede dedicada a projectos de energias renováveis que visa assegurar que as energias renováveis representem 42% do cabaz energético do país até 2035.

O projecto eólico pouparia ao Egipto cerca de 5 mil milhões de dólares em custos anuais de gás natural, escreve a Reuters.

“O projecto permitirá ao país poupar grandes quantidades de gás natural; assim, atingir o crescimento económico, reduzir as emissões de carbono e proporcionar um maior acesso a fontes de energia sustentáveis”, disse Mohamed Mansour, presidente da Infinity Power, a empresa conjunta Masdar e Infinity.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.