Branqueamento de capitais: Moçambique submete primeiro relatório de avaliação para sair da “lista cinzenta”

Branqueamento de capitais: Moçambique submete primeiro relatório de avaliação para sair da “lista cinzenta”

Moçambique acaba de apresentar o seu primeiro relatório de avaliação ao Grupo de Acção Financeira (GAFI), no âmbito das diligências que o país está a fazer para sair da “lista cinzenta”, segundo fonte do Ministério de Economia e Finanças (MEF).

O GAFI é uma entidade que promove políticas internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e à proliferação das armas de destruição em massa.

O país foi colocado na Lista Cinzenta do GAFI a 21 de Outubro de 2022 por um período de observação de dois anos (2022 a 2024) pelo Grupo de Revisão e Cooperação Internacional (ICRG, na sigla em inglês), entidade que congrega especialistas que fiscalizam o progresso dos países em matérias relacionadas com a lavagem de dinheiro e branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo que no quadro deste processo Moçambique é obrigado a prestar contas dentro de um plano estabelecido.

Segundo a fonte, o ICRG vai fazer o seu balanço sobre o desempenho de Moçambique desde que o país foi colocado sob vigilância do GAFI em Outubro do ano passado.

Para sair da lista cinzenta, Moçambique terá de realizar até 2024 uma avaliação nacional de risco para organizações não governamentais, instalar um sistema de identificação do beneficiário efectivo e desenvolver acções de cooperação nacional e internacional em matéria de branqueamento de capitais e combate -terrorismo.

O Banco Mundial e a União Europeia tem estado a apoiar os esforços de Moçambique para retirar o seu nome da lista nos próximos dois anos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.