Vale completa processo de transmissão de activos à Vulcan Resources

Vale completa processo de transmissão de activos à Vulcan Resources

A mineradora brasileira Vale, acaba de concluir o processo de transmissão responsável da operação de Moatize e do Corredor Logístico de Nacala para a Vulcan Resources, com base no acordo vinculativo da venda de activos anunciado em 21 de Dezembro passado.

A conclusão da transação accionista esteve sujeita ao cumprimento das condições precedentes usuais, incluindo as aprovações dos governos de Moçambique e do Malawi.

Segundo o comunicado que tivemos acesso, as duas empresas vão continuar a colaborar na implementação de sistemas, processos e procedimentos, para garantir a continuidade das operações.

De referir que a Vale esteve em Moçambique durante 15 anos. E ao longo deste tempo, investiu um total de 13.1 bilhões de dólares nos empreendimentos, ocupando um lugar de destaque como o maior investidor e um dos maiores contribuintes de impostos do país no valor de 1 bilhão de dólares.

Proveu cerca de 50 mil empregos directos e indirectos e mais de 5000 fornecedores locais Manteve importantes iniciativas de desenvolvimento social e ambiental na região onde mais de 82 milhões de dólares foram investidos nos projectos da Mina e do Corredor.

Vulcan é uma empresa privada indiana que faz parte do Grupo Jindal, com um valor de mercado de 18 mil milhões de dólares e já está presente em Moçambique, explorando a mina de Chirodzi, também em Tete.

Partilhar este artigo