Samora Machel homenageado na Cimeira ordinária da SADC, em Kinshasa

Samora Machel homenageado na Cimeira ordinária da SADC, em Kinshasa

O primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel, é um dos fundadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a ser homenageado na Cimeira ordinária da Organização, a realizar-se esta quarta-feira em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC).

A informação sobre a homenagem dos dirigentes fundadores da SADC, foi tornada pública, esta noite em Kinshasa, pelo vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, após participar na reunião da delegação moçambicana à Cimeira da SADC, dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

“A SADC decidiu que devia homenagear aqueles que fundaram a Organização, no nosso caso de Moçambique, está na lista, o Presidente Samora Machel que foi um dos fundadores”, disse Manuel Gonçalves, citado pela Rádio Moçambique.

Na cimeira da troika do Órgão da SADC, espera-se que seja apresentado pelo presidente Cyril Ramaphosa, o relatório mais detalhado da prorrogação provisória do mandato da missão militar da SADC, que apoia o combate ao terrorismo na província de Cabo delgado, viabilizada pela última cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, do órgão, realizada em Julho último.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.