Renamo cede e marca congresso para 15 e 16 de Maio

Renamo cede e marca congresso para 15 e 16 de Maio

Venâncio Mondlane vence a segunda batalha no Tribunal e faz Ossufo Momade ceder. O Congresso da Renamo está marcado para os dias 15 e 16 de Maio próximo e vai eleger o próximo  Presidente do partido

“Chegamos a um acordo e está em definitivo marcado o Congresso para os dias 15 e 16 de Maio próximo”, disse o deputado da Renamo, Venâncio Mondlane, minutos depois da decisão.

 Além da data do Congresso, o acordo que acaba de ser alcançado, prevê, de acordo com o Mondlane, a liberdade de circulação dos membros do partido ao nível do país.

 “E em relação à campanha para os potenciais candidatos à presidência da Renamo, ficou marcado que devemos trabalhar de forma equilibrada, ou seja, em igualdade de circunstâncias”, disse Mondlane, que também reiterou  a posição de se candidatar para a presidência da Renamo.

A Renamo, que alegava a falta de fundo para a não marcação do Congresso Nacional, cede depois de não ter conseguido provar perante o Tribunal que realmente não tem dinheiro para aquela reunião magna.

Este foi o culminar de uma providência cautelar submetida pelo Venâncio Mondlane exigindo que a direção daquela força política marcasse as datas do congresso eletivo.

Venâncio Mondlane reiterou igualmente que se pretende candidatar à presidência da Renamo, porque o partido precisa de “reforma e modernização, para se tornar vencedor”, porque nunca ganhou eleições desde 1994, ano em que decorreu o primeiro sufrágio universal em Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.