Projecto agrícola em Chókwè promete revolucionar economia local

Projecto agrícola em Chókwè promete revolucionar economia local

No distrito de Chókwè, província de Gaza, Sul de Moçambique, um projecto agrícola inovador está a revolucionar a economia local, através da produção de sementes de arroz.

Com grandes marcos alcançados desde 2015, incluindo o processamento de 800 toneladas de sementes de arroz em 2021, o projecto liderado pelo moçambicano Hélder Chilengue não só alimenta a população, mas também cria empregos, promove a igualdade de género e impulsiona o desenvolvimento económico da região.

Trata-se de um projecto que realiza a compra directa de arroz de 250 mulheres em Chókwè, oferecendo uma fonte estável de renda para diversas famílias.

O empreendimento reconhece também o papel fundamental das mulheres como líderes e agentes de mudança nas suas comunidades.

Hélder Chilengue, refere que “a agricultura não é apenas uma actividade económica, é um pilar fundamental para o crescimento sustentável de Moçambique”.

“Ao investir na agricultura e no empoderamento das comunidades rurais, estamos a construir um futuro mais próspero e equitativo para todos os moçambicanos”, disse o mesmo responsável.

Este esforço não só fortalece a economia local, mas também promove a igualdade de género e melhora as condições de vida das famílias envolvidas.

Além disso, com cerca de 10 pessoas actualmente empregadas no projecto e potencial para expandir ainda mais, os actores envolvidos pretendem demonstrar a eficácia do empreendimento, mas também o seu compromisso em enfrentar desafios e superá-los.

Num momento em que Chókwè busca recuperar o seu estatuto como o “Celeiro da Nação”, este projecto surge como um raio de esperança, mostrando que o futuro da agricultura e do desenvolvimento económico do país está nas mãos daqueles que estão dispostos a trabalhar arduamente e enfrentar desafios do futuro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.