Prime Rate moçambicano continua a baixar. Crédito vai ficar ainda menos caro em Abril

Prime Rate moçambicano continua a baixar. Crédito vai ficar ainda menos caro em Abril

O Banco de Moçambique (BdM) e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) fixaram em 22,70% a Prime Rate que irá vigorar nas instituições de crédito durante o mês de Abril, baixando-a pelo segundo mês consecutivo.

Para o mês em curso, as duas instituições fixaram a Prime Rate em 23,10%, contra os 23,50% registados no mês de Fevereiro.

Segundo uma nota divulgada esta quinta-feira, 28 de Março, e a que o MZNews teve acesso, a Prime Rate do sistema financeiro moçambicano é a única que serve de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável. Aplica-se às operações de crédito contratualizadas entre as instituições de crédito, sociedades financeiras e clientes, acrescida de uma margem (spread) que é adicionada ou subtraída mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

De acordo com um comunicado das duas instituições, o Indexante Único calculado mensalmente pelo Banco de Moçambique deverá fixar-se em 16,50% contra 16,90% de Março: “o Indexante Único é a taxa média medida pelo volume das operações efectuadas no mercado monetário interbancário para o prazo de vencimento de um dia útil (overnight), nomeadamente as operações à taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) entre o BdM e os bancos comerciais”.

O acordo sobre o Indexante Único do sistema bancário moçambicano, segundo BdM e AMB visa promover uma maior transparência no processo de fixação das taxas de juro variáveis no mercado e melhorar o mecanismo de transmissão da política monetária. A criação da Prime Rate foi acordada em 2017 entre o banco central e a AMB para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

Adicionalmente, o BdM refere que o Prémio de Custo, a margem que representa os elementos de risco da actividade bancária não reflectidos nas operações do mercado interbancário, o qual é adicionado ao Indexante Único para constituir a Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano, vai manter-se inalterado nos 6,20%.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.