Moçambique vai apostar na instalação de unidade de montagem de autocarros eléctricos

Moçambique vai apostar na instalação de unidade de montagem de autocarros eléctricos

O Governo e um parceiro privado pretendem instalar no país unidade de montagem de autocarros eléctricos para dinamizar o transportes de passageiros em Moçambique, vislumbrando, longo termo, o uso de graffite nacional a produção de baterias de lítio.

Numa primeira fase, a fábrica vai montar cerca de mil autocarros com autonomia de 300 quilómetros por dia. O primeiros 100 autocarros serão importados e os restantes montados em Moçambique.

Trata-se de uma iniciativa privada apresentada recentemente num evento do qual particiaparam o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala,  e o outras entidades do Governo bem como o operador privado, mentor do projecto.

O Ministério dos Transportes e Comunicações tem estado a implementar várias iniciativas para resolver a problematica dos transportes de passageiros com destaque para a compra de autocarros articulados, introdução de comboios de passageiros.

O Ministério de Economia e Finanças, através da Autoridade Tributária de Moçambique vai desempenhar um papel importante no desembaraço aduaneiro do equipamento para a unidade fabril, bem como dos kits para a linha de montagem dos autocarros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.