“Investir no processamento de informação para fazer negócio”

“Investir no processamento de informação para fazer negócio”

O Secretário-geral Assistente em Tecnologias nas Nações Unidas em representação de Moçambique, Bernardo Mariano, defendeu, este sexta-feira, em Maputo, a necessidade de investimento no processamento de informação para identificar oportunidade de negócio.

Partilhado a sua experiência na Universidade Eduardo Mondlane, Mariano alertou, por exemplo, para o investimento nas pequenas indústrias que resolvam as necessidades primárias.

“Moçambique gasta cerca de três milhões de dólares com importação de papel higiénico. Esta uma informação importante. Porquê não investir numa indústria que faça esse material”?, questionou, frisando a necessidade e se produzir as coisas que importamos. “Então, a ciência de dados vai permitir a visibilidade dessa área”.

Nesse sentido, na perspectiva os SG as academias devem investir na formação de cientistas de dados, pois, nos últimos tempos tendem a existir oportunidades de trabalho, principalmente, no sector privado.

“Nas Nações Unidas estamos a mudar o sistema de atracção de talentos nessa área porque já não é uma atracção que necessita anos de experiência para ter um bom salário. Um especialista é muito rotativo. então, a universidade tem que formar esses jovens”, alertou.

O Secretário-geral Assistente em Tecnologias nas Nações Unidas em representação de Moçambique participou, na sexta-feira, como orador da palestra sobre Transformação Digital, Oportunidades e Desafios para as Instituições de Ensino Superior, na UEM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.