Moçambique registou 14 mortes em mais de 700 acidentes de trabalho em 2023

Moçambique registou 14 mortes em mais de 700 acidentes de trabalho em 2023

Catorze pessoas morreram em consequência de 731 acidentes de trabalho, em todos os sectores de actividades, durante o ano de 2023, revelou, na quinta-feira (25), a Ministra do Trabalho e Segurança Social.

Segundo Margarida Talapa, além dos óbitos, 83 resultaram em incapacidade permanente total; 73 em incapacidade permanente parcial; e 561 em incapacidade temporária.

“Temos a plena consciência de que informações aqui apresentadas estão longe de retratar a realidade, pois ainda há muitas empresas que não comunicam a ocorrência de acidentes, limitando deste modo, o acesso do trabalhador ou seus dependentes aos seus direitos”, disse.

Com efeito, lançou o apelo às empresas para aprimorarem os mecanismos de reporte de acidentes de trabalho.

“É nossa expectativa que os empresários continuem a investir nos meios de protecção, higiene e segurança no trabalho, sendo que os trabalhadores, por sua vez, sigam à risca, sem quaisquer tipos de condicionalismos, as regras de higiene e segurança estabelecidas na empresa e que são de observância obrigatória ” vincou.

Ele falava em Maputo durante a abertura da VII Conferência sobre Segurança e Saúde no Trabalho, sob o lema “Impacto das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde no Trabalho”.

A Ministra referiu que a manifestação das mudanças climáticas tem criado impactos a vários níveis, incluindo na segurança e saúde no trabalho. A título ilustrativo, o aquecimento global que se reflecte na variação e/ou elevação das temperaturas médias, impõe a necessidade de adoptar práticas de protecção da segurança e saúde do trabalhador.

Entre os problemas que podem ser associados à exposição ao calor extremo, Talapa destacou a sede, irritabilidade, erupção cutânea, exaustão pelo calor ou insolação

“Por isso, apelamos aos profissionais que actuam na área de segurança e saúde no trabalho que definam mecanismos de massificação das estratégias de consciencialização aos empregadores sobre a necessidade de criar planos de protecção ao trabalhador das doenças relacionadas à exposição ao calor”, sublinhou.

A Ministra Talapa, afirma que o Governo continua engajado em criar condições para a salvaguarda do ambiente de trabalho, na consolidação e melhoria contínua da qualidade de vida nos locais de trabalho.

Refira-se que a VII conferência Sobre Segurança e Saúde no Trabalho está composta por temas que visam partilhar informação sobre as iniciativas em curso no país, com vista a promoção da segurança e saúde no trabalho, mas também compreende os desafios que ainda temos pela frente nas diferentes áreas e conta com pouco mais de 400 participantes.

O dia 28 de Abril, consagrado universalmente pela OIT, como “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, assinala a luta incansável dos trabalhadores em todos os quadrantes pela melhoria da segurança dos seus postos de trabalho.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.