Insegurança alimentar atinge 3,3 milhões de pessoas em Mocambique

Insegurança alimentar atinge 3,3 milhões de pessoas em Mocambique

A insegurança alimentar atinge 3,3 milhões de pessoas em Mocambique devido a seca e inundações, afirmou a secretária executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Leonor Mondlane.

“Neste momento, temos um estudo pós-choque de 2023, que estimou em cerca de 2,3 milhões de pessoas que estão em insegurança alimentar e projetou, até Março, 3,3 milhões”, afirmou Mondlane, citado pela Rádio Mocambique.

A responsável falava à margem do painel dos sistemas alimentares, uma plataforma ‘online’ que passa a agregar dados de várias instituições sobre produção, transporte e consumo de alimentos.

A fonte avançou que uma nova avaliação será feita em Abril para o apuramento do quadro sobre segurança alimentar e nutricional no país, tendo em conta que se trata de “um processo dinâmico”.

Leonor Mondlane declarou que o referido grupo de pessoas em situação de insegurança alimentar depende de assistência do Governo e de parceiros nacionais e internacionais.

As pessoas necessitadas incluem vítimas de ataques armados na província de Cabo Delgado e na província de Nampula, ambas no norte de Moçambique, acrescentou Leonor Mondlane.

Mondlane assinalou que mais de 300 escolas de todo o país estão abrangidas por um programa de distribuição de lanche escolar para reter os alunos afetados pela fome nos estabelecimentos de ensino.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.