INGD em estado de alerta face a aproximação da tempestade tropical “Gamane”

INGD em estado de alerta face a aproximação da tempestade tropical “Gamane”

O Instituto Nacional de Redução de Risco de Desastre (INGD) garante já ter equipas posicionadas para reforçar os sistemas de pré-posicionamento em resposta ao alerta emitido terça-feira (26) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) face a aproximação da tempestade tropical “Gamane” nas regiões norte e centro de Moçambique.

O “Gamane”, segundo o alerta do INAM, trata-se do nono sistema de baixa pressão que se formou na Ilha de Madagáscar e evoluiu para estágio de tempestade tropical severa e poderá afectar o estado do tempo com chuvas moderadas, localmente fortes, nas zonas centro e norte de Moçambique.

A presidente do INGD, Luísa Meque, disse à margem de uma visita às famílias afectadas pelas inundações na capital do País, que já há equipas de nível provincial a trabalhar nas zonas identificadas como de alto risco.

“Já fizemos o pré-posicionamento ao nível das províncias e sempre que há uma previsão ao nível dessas zonas, reforçamos aquilo que é o nosso reposicionamento”, disse Luísa Meque, citada pela AIM.

A fonte acrescentou que face às previsões para as zona norte e centro, “as equipas que lá estão já estão nessas zonas identificadas a trabalhar no reforço de mecanismos de prevenção”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.