África do Sul: Detido suspeito mais procurado do genocídio no Ruanda

África do Sul: Detido suspeito mais procurado do genocídio no Ruanda

As autoridades sul-africanas detiveram, numa operação conjunta as do Ruanda, o suspeito mais procurado do genocídio no Ruanda, em 1994.  Segundo avança a CNN internacional, a detenção aconteceu na tarde desta quarta-feira, em Paarl, na África do Sul, depois de décadas em fuga.

Fulgence Kayishema é suspeito de orquestrar a morte de mais de 2 mil refugiados tutsis – mulheres, homens, crianças e idosos – na Igreja Católica de Nyange durante o genocídio.

“Fulgence Kayishema esteve em fuga mais de 20 anos. Finalmente ele enfrentará a Justiça pelos crimes que, alegadamente, cometeu”, disse o procurador-chefe Serge Brammertz do Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Criminais (IRMCT) aos meios locais.

Serge Brammertz acrescentou que o genocídio é o crime mais grave conhecido pela humanidade. “A comunidade internacional comprometeu-se a garantir que os perpetradores sejam processados ​​e punidos. A prisão dele é uma demonstração tangível de que esse compromisso não desaparece e que a Justiça será feita, não importa quanto tempo demore”.

Em 1994, cerca de 800 mil tutsis e hutus foram mortos, em 90 dias, no Ruanda, neste que ficou conhecido como um dos maiores genocídios do mundo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.