A SUEZ completa a aquisição da Enviroserv, a maior empresa de gestão de residios da África do Sul

A SUEZ completa a aquisição da Enviroserv, a maior empresa de gestão de residios da África do Sul

A SUEZ juntamente com a Royal Bafokeng Holdings (RBH) e a African Infrastructure Investment Managers (AIIM) completaram a aquisição da EnviroServ Proprietary Holdings Limited e das suas subsidiárias (“EnviroServ”) após terem recebido a aprovação das autoridades locais, em conformidade com os termos anunciados a 9 de Junho de 2022.

Esta aquisição permitirá à SUEZ reforçar a sua posição como líder internacional em actividades de tratamento de resíduos industriais e municipais e reforçar a sua posição no continente africano.

Fundada em 1979, EnviroServ recolhe, trata e elimina resíduos gerais e perigosos para instalações de tratamento e eliminação em toda a África do Sul, Moçambique e Uganda. Com um efectivo de 2.200 pessoas e um volume de negócios superior a 80 milhões de euros, é o único agente na África do Sul com cobertura nacional completa e uma oferta completa para as indústrias (incluindo gestão no local, recolha, tratamento, remediação e serviços relacionados).

A carteira de clientes da EnviroServ inclui um elevado número de empresas multinacionais que operam nos sectores petroquímico, industrial, metalúrgico e mineiro.

A EnviroServ contribui para a economia circular, reciclando 125 000 toneladas e gerindo 1,7 milhões de toneladas de resíduos perigosos e gerais por ano.

A empresa possui e opera uma frota de 175 veículos especializados em transporte de resíduos, 10 locais de tratamento e eliminação e gere mais 5 instalações nos 3 países onde opera.

Graças à grande parte da participação local¹, a EnviroServ continuará empenhada em manter a sua classificação B-BBEEE² de Nível 1, a mais alta taxa de Broad-Based Black Economic Empowerment possível.

A ambição dos novos accionistas é que a EnviroServ cresça como líder indiscutível dos serviços ambientais na África do Sul e na região, aproveitando as suas fortes capacidades e o apoio da SUEZ para investir em infra-estruturas e operações, enriquecer a sua oferta comercial e desenvolver novos modos de tratamento de resíduos que contribuam para uma economia mais circular.

Sabrina Soussan, Presidente e CEO da SUEZ mostrou-se entusiasmada com a adesão da EnviroServ ao Grupo SUEZ: “esta é uma equipa com um historial único nos últimos 40 anos, o que permitiu à empresa tornar-se líder em actividades de tratamento de resíduos perigosos e não-perigosos na África Austral.

Estou convencido de que a SUEZ pode alimentar ainda mais o crescimento rentável da EnviroServ com referências adicionais, melhores práticas, inovação e investimentos.

Estou igualmente convencido de que as competências, perícia e talentos da equipa irão apoiar o Grupo SUEZ na expansão das suas actividades na África do Sul, bem como noutras geografias.

Com todos os funcionários do Grupo, gostaria de dar as boas-vindas aos nossos novos colegas e aguardo com expectativa um futuro brilhante e comum”.

Albertinah Kekana, CEO da RBH disse que como primeiro investimento da plataforma de gestão de resíduos e água para a RBH, “estamos satisfeitos por a aquisição da EnviroServ estar agora completa. Esta é uma oportunidade para diversificar ainda mais a nossa carteira e aumentar a nossa exposição na economia circular.

Esperamos trabalhar com os nossos parceiros enquanto nos esforçamos por dar uma contribuição significativa e responder à agenda do desenvolvimento sustentável”.

Dean Thompson, CEO da EnviroServ afirma que a entrega de soluções de resíduos sustentáveis ao mercado africano é uma necessidade crucial para o continente.

A EnviroServ Waste Management, uma empresa líder e empresa de gestão de resíduos ambientalmente responsável, está ansiosa pela riqueza de conhecimentos e experiência que os nossos novos accionistas trarão para os mercados de resíduos da África do Sul. Isto irá melhorar ainda mais a nossa oferta de produtos e serviços existente e criar uma plataforma robusta para a inovação e o crescimento”.

Presente no continente africano desde a construção da estação de tratamento de água Sherbine no Egipto em 1948, a SUEZ já construiu mais de 500 estações de tratamento de água potável e saneamento que servem a maioria das capitais africanas. A SUEZ está presente nomeadamente em Marrocos, Egipto, Senegal, Tunísia e Costa do Marfim

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.