Zambézia quer mais investimentos para estimular crescimento

Zambézia quer mais investimentos para estimular crescimento

O Governador da Zambézia, Pio Matos, exortou aos parceiros de cooperação a concentrarem investimentos em áreas produtivas com vista a garantir maior produtividade, geração de renda e criação de emprego, pressupostos essenciais para estimular o crescimento.

Segundo Pio Matos, citado pelo jornal Notícias, os parceiros de cooperação nacionais e estrangeiros devem juntar-se aos esforços do Governo na reconstrução de infra-estruturas sócio-económicas destruídas pelas inundações que nos meses de Fevereiro e Março assolaram de forma particular a província.

Falando há dias na cidade de Quelimane, durante um encontro de avaliação do desempenho dos programas financiados pela Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID), Matos disse que os parceiros devem estender as suas actividades a todos os distritos da província de modo a reduzir as assimetrias.

“Existem na Zambézia distritos com maior concentração de organizações não-governamentais nacionais e estrangeiras e outros nem se sequer uma, factor que concorre para o desequilíbrio económico”, afirmou Pio Matos.

A este propósito, Pio Matos apelou aos parceiros a investir nas áreas agro- -ecológico, florestal, marinho, mineral e outros, e sublinhou que o foco do investimento deve ter como cerne a criação de condições para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O governador da Zambézia disse, na ocasião, que a prioridade do Governo é a reconstrução pós-ciclones Ana e Gombe, por forma a repor as infra-estruturas destruídas por estes fenómenos. Deste modo, Pio Matos considera o papel dos parceiros crucial para o restabelecimento da comunicação rodoviária em vários distritos para a dinamização da economia.

Entretanto, a Agência de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (USAID-Moçambique) está a investir mais de 50 milhões de dólares norte-americanos em projectos das áreas de saúde, educação e resiliência às mudanças climáticas.

A directora do Departamento de Programas da USAID Moçambique, Christin Ray, disse, durante o encontro, que a província é a que conta com mais projectos da sua instituição no país.

“Dezasseis projectos estão a ser implementados na província da Zambézia e espera-se, ainda este ano, outros seis”, frisou Ray, acrescentando que a USAID acaba de aprovar uma nova estratégia de desenvolvimento para o nosso país denominada “Um Moçambique resiliente e preparado para o futuro”.

Partilhar este artigo