Standard Bank realiza fórum de agronegócio em Chimoio

Standard Bank realiza fórum de agronegócio em Chimoio

A cidade de Chimoio, província de Manica, acolhe, nos dias 27 e 28 de Junho, o Fórum de Agronegócio, promovido pelo Standard Bank, com vista a contribuir para o desenvolvimento do sector, proporcionando aos operadores um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, além de incentivar a realização de investimentos e parcerias.

Pretende-se ainda com este evento, que vai juntar a todos os intervenientes da cadeia de valor da agricultura no País, promover o investimento e o desenvolvimento socio-económico e sustentável de Moçambique, alavancados pelo agronegócio, bem como disponibilizar uma oportunidade para as empresas do sector exporem ao mercado os seus produtos e serviços.

Acresce-se, igualmente, aos objectivos desta iniciativa, o fornecimento de uma plataforma para os intervenientes da cadeia de valor da agricultura melhor se conhecerem e se conectarem uns aos outros, estimulando assim uma maior competitividade e resiliência de cada um dos intervenientes de forma particular, e do sector como um todo.

O fórum consistirá numa exposição de produtos e serviços da cadeia de valor agrária e de debates e apresentações de empresas e especialistas do sector, o que vai contribuir para a partilha de boas prácticas e soluções inovadoras, daí promovendo mais e melhor negócio e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e de comércio, assim como um maior envolvimento da banca no sector.

As exportações de produtos agrícolas tradicionais no País representam uma parte significativa das exportações totais, com destaque para o tabaco, o açúcar, o algodão, a amendôa de castanha de cajú e a banana.

Além dos produtos tradicionais de exportação e de consumo no mercado doméstico, novos produtos têm estado a emergir no País, com destaque para oleaginosas diversas, macadâmia, abacate, café, entre outros.

Importa realçar que, apesar do enorme potencial do sector agrário em Moçambique, ainda existem desafios por superar, como a falta de infraestrutura e o baixo nível de tecnologia aplicada, a baixa produtividade e a fraca integração das cadeias de valor particularmente com os pequenos produtores, assim como a falta de acesso a financiamento adequado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.