Sociedade civil pede criação tribunal especial para julgar crimes em Cabo Delgado

Sociedade civil pede criação tribunal especial para julgar crimes em Cabo Delgado

O Fórum de Monitoria do Mecanismo de Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Moçambique defende a criação de um tribunal especial para a província de Cabo Delgado por forma a garantir a justiça para os crimes cometidos pelos terroristas e pelas forças armadas.

O director Executivo do Fórum de Monitoria do Mecanismo de Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos em Moçambique, Sousa Chele insta a reposição da legalidade na actuação das forças estrangeiras do Ruanda e da SADC que estão em Moçambique a ajudar o país a combater o terrorismo.

“Temos uma situação recentemente reportada de 30 militares que estão em custódia e qual é a jurisdição para essa custódia? Porque se diz que, supostamente, saquearam bancos, mas eles não saquearam bancos numa situação normal. Isto aconteceu num contexto de conflito”, defende Sousa Chele, reiterando ainda o governo a “salvaguardar os direitos humanos e do direito humanitário internacional, criando um tribunal especial, com urgência, para Cabo Delgado”.

Partilhar este artigo