Rússia doa produtos às vítimas dos ataques em Cabo Delgado

Rússia doa produtos às vítimas dos ataques em Cabo Delgado

A embaixada da Rússia doou esta terça-feira mais de sete toneladas de produtos à Cruz Vermelha de Moçambique para apoiar as vítimas da violência armada em Cabo Delgado, no norte do país.

“Este gesto mostra que também as empresas russas expressam a sua solidariedade com o povo de Moçambique. [O sector empresarial] decidiu fazer um gesto adicional ao cumprimento das suas obrigações sociais e oferecer um pouco mais de ajuda”, disse Alexander Súrikov, embaixador da Rússia em Moçambique, durante a entrega dos donativos, em Maputo.

Para o embaixador, os donativos, compostos por produtos alimentares e roupas, servem também para “mostrar e confirmar mais uma vez” que a Rússia está “junto do povo” moçambicano.

A Cruz Vermelha agradeceu o gesto, comprometendo-se a fazer chegar o apoio às pessoas deslocadas que fogem aos ataques de grupos armados em Cabo Delgado, no norte do país.

“Batemos a muitas portas e uma delas foi a embaixada. Temos aqui, hoje, a concretização daquilo que foi o nosso apelo”, referiu Avelino Mondlane, presidente da Cruz Vermelha de Moçambique.

Grupos armados aterrorizam a província desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2 800 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e 732 000 deslocados, de acordo com a ONU.

Partilhar este artigo