Moçambique e Estados-membros das SADC alinham gestão coordenada de fronteiras

Moçambique e Estados-membros das SADC alinham gestão coordenada de fronteiras

Moçambique acaba de avançar para uma gestão coordenada das fronteiras junto de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro da implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), ratificado em Dezembro do ano passado.

Para o efeito, o país recebeu ontem, em Maputo, do Secretariado da SADC a Estratégia Nacional de Gestão Coordenada de Fronteiras.

A estratégia visa o reforço dos mecanismos de coordenação e cooperação entre as instituições do Governo de Moçambique e os Estados-membros da comunidade  sobre o desembaraço aduaneiro de mercadorias e meios de transporte e pessoas, nos postos fronteiriços.

Falando no acto de entrega do documento, o Director-Geral-Adjunto das Alfândegas de Moçambique, Fernando Alage, disse que o processo enquadra-se num conjunto de estratégias de facilitação do comércio.

O responsável disse ainda que o documento vai permitir uma melhor organização, celeridade e desburocratização no comércio com os países da região.

Assim, anuiu Alage, Moçambique demonstra o seu compromisso na gesão coordenada de fronteiras, olhando para uma maior arrecadação de receitas país nos próximos tempos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.