Absa sublinha importância de parcerias multilaterais nos projectos de Oil & Gás

O Absa Bank Moçambique participou na 10.ª edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC), que nos dias 2 e 3 de Maio juntou governantes, empresários e especialistas nas áreas extractiva e de petróleo e gás.

Subordinado ao tema “Parcerias para a Prosperidade: Desbloquear os Recursos de Moçambique para Avançar o Crescimento Económico Nacional e Regional”, a edição 2024 do MMEC debateu ideias e forneceu conhecimento e conteúdo actualizado sobre o desenvolvimento e perspectivas nos sectores de mineração e energia moçambicanos num cenário global.

O Absa Bank Moçambique, patrocinou o evento e esteve presente nos debates. A directora da Banca Corporativa e de Investimentos, Patrícia Darsam, participou do painel “Desbloquear o Potencial de GNL De Moçambique: Promover o Investimento Óptimo em toda a Cadeia de Valor do Gás”.

“Reconhecemos o rico potencial de Moçambique e acreditamos que o país, nos anos que se avizinham, possa posicionar-se na região como um grande parceiro de desenvolvimento.

Nesta ordem de ideias, há aqui uma necessidade de criação de parcerias com organismos multilaterais e instituições de desenvolvimento para que, de facto, a banca comercial moçambicana possa estar presente e participar nesses projectos de desenvolvimento voltados para o crescimento do país”, afirmou.

Em destaque esteve o envolvimento do Absa Banck no sector de Oil&Gas no país, materializado através de uma equipa especializada e que apoia o sector, fornecendo soluções adequadas em função dos diversos stakeholders ao longo da cadeia de valor do sector da energia.

“É importante referenciar o nosso papel como banco comercial em Moçambique, que é também de suportar o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas moçambicanas e olhar para o conteúdo local. Temos desenvolvido parcerias neste sentido, como o MozUp, para garantir que as PME ganhem robustez suficiente e se tornem num sector relevante de apoio em termos de serviços para a cadeia de valor do sector de oil and gas e outros sectores críticos da economia nacional”, concluiu.

Recorde-se que ao longo de 2023 o Absa Bank Moçambique e o MozUp reforçaram a sua parceria, comprometendo-se em desenvolver soluções para a promoção da sustentabilidade e de desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), no acesso a grandes projectos e mercados. Em conjunto, até à data, o Absa e o MozUp colaboraram com 460 PME moçambicanas, contribuindo para a melhoria do seu potencial e desempenho global.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.