Hospital de Nampula abarrotado de jovens com AVC no primeiro trimestre. Recebeu 18 casos em três dias

Hospital de Nampula abarrotado de jovens com AVC no primeiro trimestre. Recebeu 18 casos em três dias

O Hospital Central de Nampula (HCN) recebeu 68 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no primeiro trimestre do ano. Em três dias recebeu 18 casos de jovens, entre 18 e 30 anos, com AVC.

Segundo o Neurologista do HCN, Frederico Sebastião, entre as principais causas da doença estão o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, doenças de transmissão sexual e a falta regular do controlo da hipertensão.

O médico alerta que o inverno é o período em que a doença mais acomete as pessoas, maioritariamente hipertensos, que nem sabem que o são. Neste sentido, avança o Notícias, apelou para o diagnóstico da doença para quem desconhece a sua situação.

“É uma situação preocupante, principalmente neste inverno há uma tendência de uma tensão arterial, portanto todo o indivíduo que é hipertenso tem que fazer um controlo desdobrado da sua tensão, todo aquele que tem familiar com histórico deve fazer um cheque up, porque muitos vem ao hospital e descobrem que são hipertensos”, lamentou, Sebastião, citado igualmente pelo Ikweli.

Para quem é usuário de substâncias psicoactivas especialistas aconselham ao controle regular do estado da pressão arterial para evitar agravamento da doença.

A cada seis segundos, uma pessoa morre no mundo por Acidente Vascular Cerebral ou, simplesmente, AVC, segundo a Organização Mundial da Saúde. Anualmente, 17 milhões de cidadãos contraem a doença, diz a OMS.

A prática de actividade física regular é importante para a saúde e o bem- estar físico, mental e social em todas as idades. Ser fisicamente activo ao longo da vida ajuda a prevenir e combater doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes de tipo 2 e muitos tipos de cancro. Também ajuda a prevenir a hipertensão, o excesso de peso e a obesidade, e pode melhorar a saúde mental e a qualidade de vida em geral.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.