Governo força adiamento da greve dos profissionais de saúde por 30 dias

Governo força adiamento da greve dos profissionais de saúde por 30 dias

Os profissionais de saúde decidiram, esta quarta-feira (27), suspender a greve por 30 dias. A greve estava prevista para retomar hoje, quinta-feira, mas a classe justifica que houve alcance de alguns consensos com o Governo.

Segundo Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM), que reivindicam as más condições de trabalho, a suspensão resulta das conversações mantidas com o Governo desde o anúncio, no domingo, do regresso à greve e que culminaram com o cumprimento de alguns pontos da reivindicação, entre os quais o enquadramento dos profissionais, visitas de monitorização às unidades hospitalares e a resolução das irregularidades no pagamento de subsídios.

“A Associação dos Profissionais de Saúde e Solidários de Moçambique (APSUSM) teve conhecimento documental de que, neste momento, o Governo adquiriu 400 ambulâncias para todo o País, um ganho para os moçambicanos, não só para os profissionais de saúde; incremento na importação de medicamentos e artigos médicos (luvas, seringas, aventais, máscaras etc). O enquadramento do regime geral esta palpável e foi igualmente provado o início de conversações com parceiros de cooperação para o apoio ao Orçamento do Estado para o enquadramento geral do pessoal do regime”, explicou o porta-voz da agremiação, Anselmo Muchave, durante uma conferência de imprensa.

Muchave acrescentou que: “a direcção da associação decidiu suspender a greve por mais 30 dias”, salientando que “o Executivo já iniciou com o pagamento dos subsídios e horas extras para 60 mil profissionais faltando apenas cinco mil”.

“Os documentos que o Governo mostrou, serão pagas todas as horas extras até possivelmente finais do mês de Abril”, concluiu o porta-voz da APSUSM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.