Galp reporta lucros de 155 milhões no primeiro trimestre, abaixo das estimativas

Galp reporta lucros de 155 milhões no primeiro trimestre, abaixo das estimativas

A Galp Energia apresentou um resultado líquido de 155 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021. Os números, enviados esta manhã, antes da abertura do mercado, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), reflectem a escalada que o petróleo nos mercados mundiais, acentuada com a invasão militar da Ucrânia.

De acordo com o relatório citado pelo jornal Negócios, os lucros estão ligeiramente acima dos registados no trimestre anterior (130 milhões), mas mostram uma subida significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país estava em confinamento devido à pandemia de covid-19 (26 milhões de euros).

Já os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentaram 74%, na variação anual, para 869 milhões de euros, com a área do upstram a sustentar a maior parte dos resultados, com um EBITDA de 803 milhões, “reflectindo uma maior produção e maiores realizações de petróleo e gás, apoiadas por melhores condições de negociação de petróleo e novos contratos de participação de gás”, indica a petrolífera nacional.

Já a área comercial, onde se inclui o negócio das gasolineiras, registou, no primeiro trimestre, um EBITDA de 56 milhões, 19% inferior na variação anual, “apesar do aumento dos volumes de petróleo vendidos no período, pressionados pelo ambiente de preços na Península Ibérica, nomeadamente nas atividades de gás e electricidade. Adicionalmente, a partir deste trimestre, o segmento comercial inclui a realocação de plataformas de crescimento da divisão de novos negócios (soluções descentralizadas de gestão de energia e mobilidade)”, explica a empresa liderada por Andy Brown.

Ainda assim, os valores ficam abaixo das estimativas dos analistas, recolhidas pela Bloomberg, que apontavam para lucros de 204 milhões de euros e um EBITDA de 880,5 milhões.

A Galp indica ainda que os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações da área de gestão industrial e de energia “foi de apenas dois milhões de euros, uma vez que o forte desempenho industrial foi compensado por um atraso nas fórmulas de preços para o fornecimento de produtos petrolíferos.” Para o setor da energia renovável não foi apresentado EBITDA, uma vez que as operações ainda não estão consolidadas.

No documento enviado ao regulador, a energética indicou que não planeia alterar as projecções apresentadas em Fevereiro, que apontam para um EBITDA em 2022 de 2,7 mil milhões de euros e um capex líquido de cerca de mil milhões, “apesar de as perspectivas macro para este ano se apresentarem extremamente voláteis”.

A Galp registou ainda uma imparidade de 120 milhões de euros, relacionada com activos de exploração e avaliação no Brasil. Quanto a dividendos, a empresa reafirma para 2022 a distribuição prevista do dividendo base de 0,52 euros por acção.

Numa nota específica relacionada com a invasão militar da Ucrânia, a petrolífera nacional indica que cortou todas as relações com a Rússia e ainda delineou estratégias de apoio a ucranianos.

Partilhar este artigo