SASOL anuncia descoberta de reserva de gás em Inhassoro, Inhambane

SASOL anuncia descoberta de reserva de gás em Inhassoro, Inhambane

A Multinacional sul-africana SASOL anunciou a descoberta de mais uma reserva de gás, no distrito de Inhassoro, província de Inhambane.

A reserva está localizada na região de “khometela”, no limite entre os distritos de Inhassoro e Mabote. Entretanto, ainda são necessários estudos para determinar a quantidade e valor comercial.

Mateus Mosse, Director de Relações Corporativas na empresa, avançou que, se os resultados dos estudos demonstrarem capacidades para exploração, a SASOL vai estender o período de produção e oferta de recursos naturais.

“Vai levar cerca de três anos a se fazerem estudos para se determinar se o gás descoberto é comercializável ou não. Sendo comercializável, a SASOL vai submeter um plano de desenvolvimento para ser aprovado pelo Governo. Se a descoberta no campo PT-5C garantir produção, se calhar haverá mais anos de produção”, referiu, citado pela Rádio Moçambique.

Por outro lado, previu que até 2034 a empresa deixará de explorar o gás moçambicano para a África do Sul, decorrente do fim da licença concedida para o efeito, em 2024.

Actualmente, a SASOL produz por ano 197 Gigajoules de gás natural. A maior quantidade é exportada para a África do Sul.

“O que a SASOL tem de fazer é garantir que até 2034 esteja a produzir aquela quantidade. Por isso, tem de fazer alguns furos. De acordo com o estudos realizados, havendo declínio devem ser feitos furos adicionais para manter esta produção”, explicou, notando a necessidade assegurar o cumprimento dos compromissos actuais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.