A nova série de notas e moedas do Metical entram hoje em circulação em todo o país, anunciou, no sábado, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.
As notas de mil (1000 meticais), quinhentos (500 meticais) e duzentos (200 meticais) são produzidas em substrato de papel durável, 100% algodão. E as de maior circulação, nomeadamente, cem (100 meticais), cinquenta (50 meticais) e vinte (20 meticais) são produzidas em substrato de polímero.
As moedas apresentam sete denominações, a saber: um (1 centavo), dez (10 centavos), cinquenta (50 centavos), um (1 metical), dois (2 meticais), cinco (5 meticais) e dez (10 meticais). Foram retiradas de circulação as moedas de cinco (5 centavos) e de vinte (20 centavos). Todas as moedas são de tamanhos diferentes.
A série 2024 de notas e moedas do Metical apresenta novas características, cuja divulgação iniciou este sábado.
“Na sua essência integram elementos sobre a história, fauna, recursos marinhos e agricultura do nosso país”, referiu Rogério Zandamela.
De acordo com o governador, a série 2024 de notas e moedas do Metical beneficiou de avanços tecnológicos dos últimos anos na área de impressão de notas e cunhagem de moedas.
“… são dotadas de elementos de segurança modernos, e integram componentes que facilitam e melhoram a identificação da várias denominações por pessoas com deficiência visual”, disse.
Na altura, Zandamela disse que a nova série vai circular em simultâneo com as séries de notas e moedas emitidas desde o dia 01 de Julho de 2006.
O Banco de Moçambique é a instituição que planeia e desenha as notas e moedas do Metical, e tem a responsabilidade de as colocar em circulação em todo o país.
Deixe uma resposta