Nigéria lança primeira moeda digital de África

Nigéria lança primeira moeda digital de África

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento da moeda digital eNaira, a primeira em África, que seria lançada a 1 de outubro do corrente ano, avança um site de notícias especializadas em mercados.

“Nós nos tornamos o primeiro País da África e um dos primeiros do mundo a introduzir uma moeda digital para nossos cidadãos”, celebrou Buhari, citado pelo mesmo site.

A eNaira já conta com dois aplicativos disponíveis para download e foi desenvolvida pela Bitt, fintech.

De acordo com Godwin Emefiele, líder do Banco Central da Nigéria, a moeda possibilitará transacções mais baratas e rápidas.

A Nigéria torna-se assim, um dos primeiros países no mundo a investir na proposta e o primeiro de África a lançar a versão digital de sua moeda.

A eNaira é emitida pelo Banco Central e submetida à taxa de câmbio oficial.

Para especialistas, os bancos centrais de todo o mundo buscam criar versões digitais que tenham como objectivo competir com as criptomoedas que não são vinculadas aos reguladores globais.

Actualmente os bancos centrais de todo o mundo buscam criar versões digitais que tenham como objectivo competir com as criptomoedas que não são vinculadas aos reguladores globais.

De referir quer a Nigéria é o País mais populoso e com o PIB mais alto do continente africano. A aposta do governo é de que o lançamento da moeda digital vai permitir avançar a inclusão financeira do País em negócios internacionais.

Partilhar este artigo