Nedbank Moçambique antevê resultados acima dos 600 milhões de meticais. O dobro do registo de 2021

Nedbank Moçambique antevê resultados acima dos 600 milhões de meticais. O dobro do registo de 2021

O Nedbank Moçambique prevê alcançar em 2022 resultados animadores. A instituição financeira prevê alcançar cerca de 600 milhões de meticais. Ė o dobro do que foi registado no ano de 2021 (300 milhões) de meticais.

O Nedbank Moçambique antevê que 2022 seja o melhor ano de sempre da história do banco, em termos de resultadas, facto que impulsiona o banco para primeira linha do sistema financeiro nacional.

“A performance  foi de facto muito positiva, em termos de Rentabilidade de capitais Próprios, multiplicamos aquilo que foi o ano de 2021, e portanto temos agora retornos de capitais Próprios temos 15 a16%, o que já nos põe em primeira linha naquilo que acontece em mercado financeiro moçambicano”, disse o CEO do Nedbank Moçambique, Joel Rodrigues durante uma conferencia de imprensa de apresentação dos resultados financeiros desta instituição bancária.

“Isto foi possível graças a um grande dinamismo comercial por parte das nossas equipas que estão no terreno no nosso dia-à-dia a servir os nossos clientes, temos de facto um crescimento da base de cliente de cerca de 13%, temos um crescimento do nosso crédito também cerca de 10% temos cerca 13 bilhões de carteira”, justificou Joel Rodrigues.

Do resto a passagem do anterior banco Único para o agora Nedbank Moçambique, conferiu muita maior capacidade e qualidade ao banco, facto que pesa no crescimento que o banco tem vindo a registar e no contributo que tem prestado à economia

Em 2021, o então Banco Único mudou a sua identidade para Nedbank Moçambique, acto interpretado na altura, como uma união de forcas, onde foi reiterado o compromisso de continuar a manter a capacidade de inovação, agilidade, rapidez, proximidade e simplicidade na relação com os clientes de então, os actuais e futuros.

Ao nível do grupo, o Nedbank teve igualmente um forte desempenho financeiro para os 12 meses até 31 de Dezembro de 2022, com um aumento dos resultados líquidos (HE, headline earnings) em 20%, para ZAR14 biliões. Os resultados líquidos foram impulsionados por um forte crescimento de dois dígitos nas receitas, um rácio de perda de crédito (credit loss ratio) ligeiramente maior e uma base de despesas bem gerida.

A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) para o período aumentou para 14%, acima dos 12,5% do período anterior, com o contributo da melhoria da rentabilidade dos activos do grupo, que aumentou de 0,98% para 1,14%.

O balanço do grupo permaneceu muito sólido, e as posições de capital e liquidez melhoraram ainda mais, atingindo máximos plurianuais.

Os rácios de adequação de capital CET1 e tier 1 de 14,0% e 15,5%, respectivamente, aumentaram em relação aos níveis de 31 de Dezembro de 2021, e estão muito acima das metas aprovadas pelo conselho de administração e dos requisitos mínimos do Banco Central da África do Sul (SARB).

De referir que em 2014, o Nedbank entrou no capital do banco Único tendo assumido desde logo uma posição de accionista de referência. Em 2016 aumentou a sua aposta no Único, passando a ter uma posição maioritária com a aquisição de 50%+1 acção, tendo a mesma sido reforçada em 2020 para os actuais 87,5%.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.