Moçambique pondera enviar mão-de-obra a Qatar

Moçambique pondera enviar mão-de-obra a Qatar

O governo equaciona a possibilidade de, a breve trecho, enviar mão-de-obra qualificada para trabalhar nas principais empresas do Qatar, com base nos acordos de cooperação firmados com este país.

A informação foi revelada ontem, em Doha, pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, no final de um encontro com a comunidade moçambicana, no quadro da visita que o governante fez à embaixada moçambicana na capital do Qatar.

Neste momento, 354 moçambicanos trabalham neste país e 96% destes estão afectos a empresas ligadas à mineração e restauração. Segundo Maleiane, estão em curso diligências no sentido de se viabilizar novos acordos para que mais moçambicanos possam ser admitidos em firmas locais.

“Estamos a trabalhar para que mais concidadãos, dentro do quadro legal, possam ser admitidos em empresas do Qatar. Temos aqui muitos compatriotas que vieram de forma profissional, o que é sempre bom porque estão a dar o seu contributo no crescimento da economia deste país. É sempre um marco este contributo que queremos que se incremente com a vinda de mais moçambicanos”, disse Maleiane, citado pelo jornal Notícias.

Para Guibson Mussane, presidente da Comunidade Moçambicana no Qatar, presentemente este país afigura-se como um destino ideal para a mão-de-obra moçambicana, visto haver muitas oportunidades de emprego com óptimas remunerações.

“Convido os meus compatriotas qualificados a virem para Qatar porque há oportunidades de emprego. Basta ter experiência e conhecimento da área, que terá muitas chances de ser enquadrado”, convidou o presidente da Comunidade Moçambicana no Qatar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.