Grécia quer fortificar relações de cooperação com Moçambique

Grécia quer fortificar relações de cooperação com Moçambique

Uma delegação de membros diplomáticos do Governo grego, chefiados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da República Helénica, Nikos Dendias, chega a Maputo amanhã para uma visita oficial de trabalho virada para a fortificação e cooperação em vários domínios.

Segundo um comunicado que tivemos acesso,  durante a visita, o Ministro irá manter encontros bilaterais com autoridades moçambicanas, tendo como objectivo a conclusão de um Memorando de Entendimento sobre as Consultas Políticas, bem como, um encontro com Adriano Maleiane, primeiro-ministro.

Na mesma ocasião, refere ainda o comunicado,  o estadista do Governo grego pretende fazer a entrega oficial de um donativo a favor da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, para apoiar acções de formação vocacional e criação de postos de emprego para os jovens da Província de Cabo Delgado.

Igualmente, visitará a Missão de Formação da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moz), da qual a Grécia integrou como membro, prestando seu contributo em território nacional desde Abril de 2022, através da capacitação das Forcas Especiais da FADM, no centro militar de treino do Dongo, na Província de Manica.

O Ministro Dendias, tenciona ainda manter um encontro com Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações, com vista a criar uma cooperação económica com enfoque para a área do transporte marítima, entre outras.

O Cônsul Geral Honorário da Grécia em Moçambique, Gerasimos Marketos, fez saber ainda que “o Memorando de Entendimento acordado entre as partes, é um passo importante lançado na consolidação desta relação, institucionalizando o processo através de visitas recíprocas a nível político e diplomático, em prol do desenvolvimento económico e social”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.