Malawi cria projecto de energia limpa

Malawi cria projecto de energia limpa

Agência Africana de Seguros Comerciais (ACA) garantiu um investimento de 67 milhões de dólares no projecto solar fotovoltaico Nkhotakota, com uma capacidade de 37 MWp, no centro do Malawi.

A ACA explicou que “a energia solar visa fornecer uma solução mais sustentável para o acesso a electricidade estável e fiável”.

A garantia foi emitida ao abrigo do Mecanismo Regional de Apoio à Liquidez, um mecanismo que assegura liquidez a curto prazo aos Produtores Independentes de Energia.

Segundo escreve o mercadosafricanos, citando a ACA, “a Central Solar Nkhotakota faz parte dos planos do governo do malawi para reduzir a dependência do país da energia hidroeléctrica”.

O objectivo é cobrir o risco de atrasos de pagamento por parte das empresas nacionais de electricidade, o que corresponde actualmente a mais de 90 por cento da produção actual de electricidade, o que torna o país vulnerável a frequentes cortes de energia que normalmente ocorrem em tempos de seca.

O projecto solar Nkhotakota está a ser desenvolvido por um consórcio formado pela Renewable Energy Holding (RAREH), uma empresa de investimento sediada no Quénia, e pela IPP do Grupo Phanes dos Emirados Árabes Unidos.

A central solar será construída em duas fases: a primeira terá uma capacidade de produção de 21 MWp e a segunda, no centro do Malawi, produzirá 16 MWp.

A instalação de 37 MWp será coberta por um Contrato de Aquisição de Energia (CAE) assinado entre os dois proprietários e a empresa estatal Electricity Supply Corporation of Malawi (ESCOM).

Nos termos do acordo, a ESCOM comprará a energia por um período de 20 anos e fornecerá electricidade a 150.000 famílias no Malawi.

Partilhar este artigo