Um pouco mais de 1500 alunos do posto administrativo de Quirimba, no distrito de Ibo, continuam sem aulas desde Março devido aos ataques terroristas que afectam a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Segundo o Director da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, as acções terroristas, deixaram as infra-estruturas do sector destruídas, tendo forçado o abandono dos professores para zonas consideradas seguras.
“O regresso dos professores e a retoma das aulas em Quirimba, depende das condições de segurança”, revelou Magide das Neves, citado pela Rádio Moçambique.
Entretanto, a fonte acrescentou que enquanto as aulas não reiniciam, em Quirimba, na localidade de Matemo e na vila distrital de Ibo, o processo de ensino e aprendizagem decorre normalmente mas com ausência de alguns professores que tinham deixado o distrito por causa da agitação.
Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) refere que a nova vaga de ataques em direcção ao sul de Cabo Delgado que tem vindo a crescer desde Dezembro, após um período de vários meses de relativa acalmia já provocou cerca de 100 mil deslocados.
Deixe uma resposta