A Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) submeteu ao Conselho Constitucional o pedido de anulação do recurso contra o partido Revolução Democrática (RD), por, supostamente, utilizar no seu emblema imagens de André Matsangaíça e Afonso Dlhakhama, dois fundadores da Renamo.
A Comissão Nacional de Eleições disse, na quarta-feira, que a RD resolveu as irregularidades documentais e assim poderá concorrer em oito autarquias, nas eleições de 11 de Outubro.
Trata-se dos municípios da Cidade de Maputo, Matola-Rio, Cidade da Matola, Vila de Marromeu, Cidade de Tete, Nacala-Porto, Lichinga e Metangula.
A RD submeteu a documentação com o intuito de concorrer em 10 municípios, mas está impossibilidade de concorrer em outros dois devido a constatação de irregularidades.
“As candidaturas para os municípios de Chimoio e Nampula foram-lhes rejeitadas por não terem suprimidos as irregularidades”, lê-se no boletim eleitoral do CIP.
O RD, um grupo de dissidente da Renamo, tinha sido impedido de concorrer às eleições autárquicas por ter entregue os seus documentos tardiamente. Mas o Conselho Constitucional determinou na semana finda que a RD devia ser autorizada a candidatar-se.
Deixe uma resposta