Venâncio Mondlane pode suspender manifestações nos próximos três meses

Venâncio Mondlane pode suspender manifestações nos próximos três meses

O político Venâncio Mondlane, que lidera as manifestações pós-eleitorais em Moçambique desde 21 de Outubro de 2024, poderá suspender as manifestações durante os próximos três meses.

“Essas manifestações típicas de rua, com bloqueio de estradas, com cartazes, em princípio, nos próximos três meses estarão suspensas” adiantou numa entrevista a canais portugueses, antes de anunciar, hoje, as suas medidas de governação para os próximos 100 dias.

Segundo Mondlane, algumas condições actuais deverão prevalecer como o caso das cobranças das tarifas de portagem, ou seja, durante os próximos meses, nenhuma portagem deverá fazer cobranças.

Ele adiantou que a retoma das manifestações no modelo de paralisar todas as actividades laborais vai depender da eficácia das medidas de governação por anunciar esta sexta-feira.

“O que vai determinar se nós retomamos este tipo de manifestações é se as medidas que nós formos a anunciar, que são benéficas para o povo, serão cumpridas ou não” notou.

Ele disse, por outro lado, que a “duplicação” de governos “Governo Sombra” que Moçambique poderá assistir não é novo no mundo, considerando já ter havido vários, por exemplo, em Portugal. Aliás, disse que se inspirou nos casos de Portugal para formar o seu “Governo Sombra”.

“Naturalmente, nós vamos ter uma forma de actuação que vai ser surpreendente, inédita e jamais vista, como vamos actuar” adiantou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.